Iteração é uma ideia que nós da Strongway gostamos muito e tentamos sempre praticar em nossos projetos. É uma das formas que encontramos para criar projetos melhores, mais adequados às necessidades dos clientes, mais rápidos para lançar e, também mais seguros financeiramente. Mas como a iteração ajuda nisso?
O que é “iteração”?
Em primeiro lugar, precisamos explicar: não é iNteração, é iteração (sem o “n”). Iteração é a “repetição”, a “revisitação”, no nosso caso, uma nova etapa de trabalho sobre um mesmo projeto. A ideia é que um projeto nunca está totalmente pronto: ele pode ser sempre revisado e melhorado. No entanto, mesmo sem estar pronto, um projeto pode ser lançado e ver a luz do dia.
Vamos dar um exemplo: se você tivesse que fazer uma casa para morar, o que ela precisaria? Digamos que ela precise ter as paredes e teto, o piso, a ligação com a energia elétrica e água, móveis, internet, pintura das paredes, decoração, etc. Porém, se você estivesse construindo a casa e tivesse que se mudar o mais rápido possível, você esperaria até a casa estar decorada?
Provavelmente, você já poderia se mudar quando houvesse paredes e teto. Não seria confortável; no entanto, se esperasse mais um pouquinho e deixasse pelo menos fazer a ligação com a rede de água, talvez já fosse possível morar. Aos poucos, por ordem de prioridade, as outras coisas seriam adicionadas, uma a uma, até que a casa estivesse linda! Mas você já poderia morar lá muito antes.
Com um site a ideia é a mesma. Um site pode ter uma série de características e recursos, mas nem todos são essenciais para o seu negócio. A única coisa realmente essencial é que haja um site. Claro, não pode simplesmente ser um site feio e sem as informações principais; então, é necessário pensar em um Produto Mínimo Viável.
Produto Mínimo Viável
Essa ideia, muito comum, é de que existe uma série de características que são mínimas para que seu site possa ser lançado. Cabe a nós e a você decidirmos quais são essas características. A partir do momento em que esse produto mínimo viável está definido e construído, pode ser lançado!
Porém, como o trabalho ainda não terminou (nunca termina), o site pode ser constantemente melhorado, uma camada por vez, uma melhoria por vez, um recurso por vez, até que esteja bastante completo (e bem diferente do inicial). A cada uma das etapas, no entanto, o site pode ser considerado pronto. A única diferença é que cada etapa acrescenta um pouco mais, não quer dizer que as etapas anteriores fossem um produto incompleto.
As Vantagens
O trabalho iterativo, para nós, só tem vantagens. Claro, não apenas para nós, mas para o cliente e o projeto em si. Vejamos:
- O investimento inicial é menor: em vez de pedir mil recursos e se assustar depois com o orçamento ($$$), o cliente poderá fazer um investimento menor e mais focado no essencial. As demais etapas são orçadas e desenvolvidas conforme a prioridade e condição do cliente.
- O lançamento é mais rápido: em vez de esperar o fim de um grande projeto, o projeto inicial e básico pode ser lançado muito antes, e simplesmente melhorado depois, de acordo com as necessidades de prazo do projeto.
- O trabalho é mais focado: com um escopo menor, fica muito mais fácil fazer um bom trabalho em cada etapa.
- As prioridades são suas: o foco em cada etapa, uma após a outra, garante que o projeto siga as prioridades do seu negócio, e não as nossas.
- O risco é menor: você não precisa se comprometer com todas as etapas desde o início, e sim com apenas algumas. A iteratividade também permite que os problemas sejam percebidos mais cedo e se possa mudar de direção antes que seja tarde demais. Imagine perceber que a ideia não era tão boa só após longos 6 meses e muitos reais perdidos?